Qualquer empresário sabe a importância de controlar bem a questão tributária. Seja você o CEO de uma multinacional ou um empreendedor autônomo, sabe que deve dedicar tempo e atenção ao pagamento de impostos, taxas e tributos.
O problema é que a grande maioria dos empresários não faz uma gestão tributária, ou entende a gestão tributária como sendo apenas o pagamento dos tributos.
Desse modo, o objetivo da gestão tributária seria apenas evitar multas ou prejuízos em razão de uma possível inadimplência da empresa.
No entanto, Gestão Tributária é muito mais do que apenas escolher o regime tributário ou pagar os tributos certos no momento certo.
Quem faz a Gestão Tributária de uma empresa, administra todos os processos da empresa que envolvem os tributos em sintonia com o planejamento estratégico do negócio.
De acordo com Pablo Gubert, “o planejamento tributário é o conjunto de condutas, comossivas ou omissivas, da pessoa física ou jurídica, realizadas antes ou depois da ocorrência do fato gerador, destinadas a reduzir, mitigar, transferir ou postergar legal e licitamente os ônus do tributo”.
Fazer uma boa Gestão Tributária traz vários benefícios para toda empresa, entre eles:
1. A Gestão Tributária ajuda a empresa a pagar menos tributos
Em Setembro de 2022 uma publicação dos hospitais no Brasil fez uma reportagem com o título: “Sem educação financeira, médicos perdem cerca de R$ 1,6 milhão ao longo da carreira com impostos indevidos e ineficiência”. Isso acontece com médicos, clínicas, pequenas e grandes empresas em todos os setores da economia.
Daniane Berkenbrock e Suzete Lizote fizeram uma proposta de planejamento tributário numa pequena empresa de alimentos e concluíram que, se adotar as mudanças sugeridas, “a empresa objeto de estudo obterá uma economia média de 1,62% em relação ao faturamento, representando uma economia de R$ 2.479,00 ao mês”.
2. A Gestão Tributária melhora a competitividade do Negócio
Andressa Sehn da Costa, advogada especialista em Direito Tributário, diz que “existem formas legais como a gestão e o planejamento tributário podem diminuir a tributação das empresas e, consequentemente, reduzir seus custos, aplicando seus investimentos ao crescimento do negócio”.
Ou seja, uma gestão tributária eficiente beneficia diretamente a competitividade do negócio. Não apenas porque sobra mais dinheiro, mas porque a gestão eficaz dos recursos se torna uma marca da empresa.
3. A Gestão Tributária ajuda na precificação correta dos seus produtos e serviços
Quase nunca é fácil verificar com exatidão a carga dos tributos diretos e indiretos que incidem sobre os produtos e serviços de uma empresa, inclusive sobre os produtos e serviços que a empresa adquire para produzir os seus próprios produtos e serviços.
No entanto, sem essa informação, dificilmente a empresa conseguirá precificar corretamente o que ela produz. Provavelmente irá incorrer num dos dois erros: precificar para baixo ou para cima, tendo prejuízo com o preço baixo ou perdendo para a concorrência em razão do preço alto.
Há muitas outras razões, mas esses três motivos são mais que suficientes para você conhecer a Pós-Graduação a Distância em MBA em Gestão Tributária da Uni Dom Bosco.
Outras notícias
Veja também