A enfermagem é conhecida como uma das áreas mais importantes, por seu trabalho incansável no tratamento dos males que acometem a população.
Trabalho indispensável para a manutenção da vida. Onde todos os envolvidos precisam estar dedicados em promover a saúde e cuidar das pessoas que dela necessita.
E é de extrema necessidade que o profissional, o enfermeiro, esteja preparado e de posse de suas habilidades físicas, fisiológicas, emocionais e psicológicas, sempre, para que seu trabalho seja bem executado.
No entanto, há um lugar dentro da Enfermagem que demanda muito mais de seus profissionais: a Unidade de Terapia Intensiva.
Unidade de Terapia Intensiva
As U.T.Is foram criadas por uma necessidade, e pela percepção desta necessidade, de estenderem os tratamentos de pacientes em estados graves, porém com o diagnóstico de recuperáveis.
Ela oferece um tratamento continuado e monitorado constantemente. Passando desde a aplicação de medicações, até acompanhamento frequente de pacientes, seus estados emocionais e manutenção de aparelhos especializados que acompanham os quadros determinados.
O Enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva
O Enfermeiro de U.T.I. precisa estar e ser mais capacitado que os demais para auxiliar e para resolver situações críticas específicas.
Sua atuação precisa apresentar firmeza, autonomia e tomadas de decisões rápidas.
Os pacientes que se encontram nessa situação que demanda maiores habilidades podem chegar de diversas maneiras, com estados e estágios diferentes. Mais do que nunca, é necessário que o enfermeiro participe ativamente do quadro apresentado. Para isso, precisa estar capacitado para maiores complexidades e para implementar decisões e tomar atitudes em tempo hábil.
Outro papel do enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva é o de oferecer atendimento humanizado, diante de todo o quadro clínico grave que se apresenta. Muitas das vezes esse é o maior desafio, pois é difícil lidar com toda a tecnologia que se apresenta, equilibrando com o estado de saúde emocional do paciente. Se manter equânime nessas horas é o exigido.
Mas para isso, é preciso que se desenvolvam habilidades das mais altas. O profissional precisa estar constantemente avaliando seus desempenhos e buscando melhorar suas competências.
Investir em uma formação teórica e prática sólida é um dos caminhos mais importantes para alcançar a excelência que o mercado, os pacientes e o dia a dia exigem.
A UniDom Bosco entende essa necessidade. E mais do que isso: essa urgência de que se formem profissionais com altas habilidades e profundo envolvimento com o fazer profissional.
Que tal se juntar a nós para fazer desse mundo um espaço mais humano e mais capacitado?
Se inscreva na Pós-Graduação em Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva da Pós UniDom Bosco EAD.
Outras notícias
Veja também