Nestes tempos denominados de Sociedade da Informação, onde novas tecnologias digitais nos são apresentadas cotidianamente, a gestão de documentos eletrônicos vem rapidamente ganhando significativa relevância tanto na área organizacional empresarial e pública quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a evolução tecnológica da sociedade brasileira neste início do século XXI.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares possui o compromisso garantido com resultados efetivos, por meio da absorção de conceitos teóricos e seu exercício em aplicações práticas.
Suas disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de alcançar um aprendizado estimulante e profundo, utilizam-se de metodologia embasada no estudo de casos, que simulam os constructos de decisão encontrados no dia a dia da gestão de eletrônica de documentos.
Concebeu-se o curso com vistas à formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas bibliotecas escolares da Educação Básica e nas bibliotecas públicas municipais, estaduais e centros de cultura, vinculada ao setor público e privada, vinculada ao setor público e privado. A proposta é a de possibilitar uma perspectiva moderna, ampla e abrangente de funcionamento destas instituições de caráter cultural formando leitores, da criança ao adolescente bem como a formação de especialistas na área de Gestão de Bibliotecas Escolares.
Objetivos do curso
Capacitar profissionais que atuam no gerenciamento das Bibliotecas Públicas e Centros de Cultura das esferas públicas estadual, municipal e particulares, objetivando melhorias na qualidade dos recursos e dos serviços prestados, bem como, atender às necessidades informacionais de seus usuários, bem assim proporcionar uma ampla formação, de modo que os diversos atores envolvidos na organização e utilização das bibliotecas escolares possam assumir ativamente o papel apropriado: os gestores, encarregados da gestão técnica e pedagógica da biblioteca escolar; os professores em diferentes níveis de ensino e disciplinas, na implantação de projetos ligados à exploração didática da biblioteca escolar; as equipes responsáveis pela coordenação pedagógica no projeto de gestão da biblioteca escolar.
A quem se destina: bibliotecários, arquivistas, professores, técnicos em arquivo e demais profissionais graduados que atuam ou desejam direta ou indiretamente nas bibliotecas públicas, bibliotecas escolares e centros culturais.
Metodologia
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga horária: 380h.
Matriz Curricular
- Visão Estratégica
- Visão Humanista
- Administração, Tratamento e Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares
- Atividades de Dinamização dos Serviços em Bibliotecas Públicas e Escolares
- Ferramentas da Qualidade e Gestão por Processos
- Bibliotecas Públicas e Escolares no Contexto da Sociedade da Informação
- Literatura Infanto-Juvenil na Formação do Leitor
- Conservação Preventiva em Acervos
- Gestão Eletrônica de Documentos
- Avaliação final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.