O curso aborda a problemática das dificuldades de aprendizagem na educação escolar, sua detecção e atuação. Visa também buscar articulações entre os princípios da educação inclusiva e o contexto histórico e teórico da Educação Especial. Em pertinência a esses princípios o curso aborda as práticas pedagógicas junto às classes comuns como intervenções pontuais frente às dificuldades de aprendizagem, temporárias ou permanentes, que podem ser manifestadas ao longo do processo educacional. Para tanto se trabalham com as dimensões teóricas fundamentais como também com as práticas que afiguram nas classes comuns e em programas específicos junto às necessidades especiais.
Objetivos do curso
Qualificar os professores para atuarem efetivamente nas classes regulares, em serviços de apoio e centro de recursos e propiciar uma educação de qualidade ao aluno com necessidades educacionais especiais, com o objetivo de eliminar ou minimizar as barreiras pedagógicas e atitudinais.
A quem se destina: graduados em Pedagogia, Professores com licenciatura em qualquer área e graduados nas áreas da saúde e humanas.
Metodologia
Aulas serão disponibilizadas na Plataforma de EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Orientação de tutores on-line;
Acesso a leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga Horária: 440h.
Matriz curricular
-Aspectos Sociais e Inclusão
Família e equipes colaborativas
Multiculturalismo: Estigma e Preconceito
- Causas das Dificuldades de Aprendizagem
Distúrbios de comportamento por atraso no desenvolvimento da competência social
Atrasos Maturativos que afetam a estrutura cerebral
- Didática
Planejamento Pedagógico elaboração de projetos, plano de aula e portfólio
A educação escolar - o ensino - barreiras pedagógicas/a repercussão das dificuldades de aprendizagem
Aplicação das teorias de ensino na aprendizagem
- Dificuldades na Aprendizagem
Comunicação e linguagem na escola
Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
Matemática
- Integração Sensório Motora
Abordagem e práticas da integração sensoriais aplicadas à aprendizagem
Importância do exercício físico no desenvolvimento cognitivo
Aplicações de psicomotricidade na prática educacional
- Necessidades Educacionais Especiais e as Dificuldades de Aprendizagem
Deficiência Intelectual
Deficiência Visual
Deficiência Física/deficiência Múltipla
Deficiência: Surdez/auditiva
Transtornos globais do desenvolvimento altas habilidades
Surdocegueira
-Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem - Desenvolvimento humano
- Avaliação Final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.