Em empresas de desenvolvimento, é indispensável se construir software utilizando-se os parâmetros de documentação, métricas e padronização impostas pelas boas práticas de programação.
Muitas organizações desejam padronizar suas práticas de Engenharia de Software como também as de gerenciamento de projetos. A falta de profissionais capacitados a atuarem de forma efetiva, com conhecimentos sólidos de Engenharia de Software, constitui-se um enorme problema no mercado profissional de desenvolvedores.
O profissional que se preocupa com a construção de um produto de software que atenda as exigências do mercado deve ter o conhecimento dos padrões que norteiam a construção do produto para que o mesmo possa ser desenvolvido de forma a atender a restrição tríplice de escopo, custo e
Prazo, garantindo, também, a qualidade, testabilidade, manuteniblidade e tantos outros fatores críticos de sucesso do produto.
O curso de pós-graduação lato sensu em “Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos”, vem suprir esta necessidade do mercado corporativo, oferecendo um elenco de disciplinas voltadas para a compreensão do ferramental tecnológico que pode ser utilizado pelas equipes dedicadas ao desenvolvimento de software e o seu alinhamento, dentro de uma visão estratégica, às necessidades e características do negócio. Assim, o especialista em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos, formado pelo curso, será capaz de desenvolver e entregar um software com alto nível de qualidade, oferecendo treinamento e suporte ao usuário e com menor número de erros para que o produto realmente atenda a necessidade do cliente ou até supere as suas expectativas.
Objetivos do curso
O curso tem por objetivo a formação de especialistas em Engenharia de Software e Gerenciamento, apresentando aos profissionais de TI as atividades mais relevantes do desenvolvimento de um projeto de software, os principais processos de Engenharia de Software, incluindo os métodos ágeis, e as práticas consagradas de gestão de projetos com base no PMBOK. Ao longo do curso, os profissionais serão capacitados em métodos, ferramentas e técnicas que incluem: ciclo de vida do software, análise e modelagem de projetos orientados a objetos com base na UML, padrões de projeto, processos de engenharia de software, métodos ágeis (Scrum, XP e outros), métricas para o desenvolvimento de software, padrões de qualidade de software (CMMi e MPS-BR), arquitetura do software, melhores práticas de gestão de projetos (PMBOK), modelagem de processos, Business Process Modeling Language (BPMN), testes de software e práticas de governança de TI (COBIT e BSC).
A quem se destina: O curso é voltado para profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como engenheiros de software de forma autônoma ou em organizações que possuem equipe de desenvolvimento de projetos de software. A formação pode ser em cursos como Administração de Empresas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas, cursos tecnológicos na área de TI, gestão e administração e outros cursos de áreas afins. O candidato ao curso de Pós deve possuir conhecimentos de programação de computadores e banco de dados, em qualquer plataforma e linguagem de programação.
Duração: 12 meses de duração.
Metodologia:
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga Horária: 380h
Matriz curricular
- Processos de Software e Engenharia de Requisitos
- Qualidade de Software: CMMI e MPS.BR
- UML: Linguagem de Modelagem Unificada
- Arquitetura de Software e Padrões de Projeto
- Processos Ágeis de Desenvolvimento
- Métricas de Software
- Gerenciamento de Projetos com PMBoK
- Estratégias de Testes de Software
- Governança de TI com COBIT e BSC
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.