A concepção do curso busca uma dinâmica de capacitação de profissionais na gestão de processos na área de Gestão da Qualidade, implantando programas de melhorias nos setores de indústria, serviços e comércio.
Ao final do curso o participante estará habilitado a utilizar ferramentas estatísticas e gerenciais da qualidade e produtividade; implementar normas de qualidade, segundo padrões nacionais e internacionais; e buscar redução de custos sem prejuízo dos padrões de qualidade. Esses conhecimentos são articulados com aqueles da área de gestão, necessários para a construção de competências próprias do gestor empreendedor, que pode atuar em todos os setores da economia.
O profissional formado nesse curso pode responsabilizar-se pelo processo de planejamento, implantação, coordenação e acompanhamento dos sistemas de qualidade, tanto para obtenção de certificados da série ISO, quanto para a sedimentação da cultura da qualidade. Além disso, desenvolvem, ao longo do curso, competências pessoais como dinamismo, liderança, visão estratégica, capacidade de elaboração de sínteses e capacidade de aplicação dos saberes adquiridos no curso na prática profissional.
Objetivos do curso
Desenvolver e disseminar os conceitos atualizados da Gestão, por meio de uma visão sistêmica, integrando a Qualidade Total aos demais Sistemas de Gestão, Responsabilidade Social e Ética Empresarial. Capacitando profissionais para atuarem como Gestores da Qualidade em indústrias de transformação empresas prestadoras de serviços, públicas ou privadas, visando a uma melhoria da mão-de-obra voltada para os aspectos gerenciais em nível produtivo.
A quem se destina: graduados em diversas áreas, como executivos, empreendedores, administradores, consultores e profissionais das mais diversas áreas, com graduação plena, que exerçam ou desejam exercer funções de gestão ou consultoria em processos e sistemas na área da qualidade.
Metodologia
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga horária: 380h.
Matriz curricular
- Ética Empresarial e Responsabilidade Social
-Ferramentas para Gestão da Empresa e da Qualidade
Conceitos Básicos de Gestão da Qualidade
Decisão e Gestão Estratégica
- Garantindo a Qualidade na Imagem da Empresa
Qualidade nas Relações de Consumo
Controle Estatístico da Qualidade e Auditoria da Qualidade
- Garantindo a Qualidade no Meio Ambiente
Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental
Sistemas de Garantia da Qualidade ISSO, QS, BS
- Gerenciando os Recursos Humanos para a Qualidade
Liderança e Motivação e Delegação
Comportamento Humano nas Organizações
- Gestão de Resultados na Qualidade Total
Empreendedorismo e Sustentabilidade Empresarial
Gestão do Marketing para a Qualidade Total
-Gestão da Qualidade nos Processos da Empresa
Gestão da Qualidade na Manufatura
Gestão da Qualidade em Serviços
- Gestão das Informações para a Qualidade Total
Planejamento Estratégico e o BSC
Gestão de Informações na Qualidade Total
- Maximizando o Valor da Empresa Através da Gestão da Qualidade
Fundamentos de Gestão de Projetos
Gestão para a Melhoria de Processos na Qualidade Total
- Avaliação Final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.