O mercado de varejo no Brasil, na primeira década deste novo século, apresenta mudanças significativas em seus conceitos gerenciais e em suas atividades operacionais. As transformações, que até o fim do século passado eram consideradas tendências, ou preocupações acadêmicas, tornaram-se realidade diante das novas tecnologias, da presença de empresas globalizadas, com mobilidade impressionante por todo o planeta, da necessidade de informatização da cadeia produtiva e com a participação de novas camadas sociais no consumo, exigem uma resposta rápida e eficiente das organizações varejistas, diante das ameaças que podem comprometer a sua lucratividade e sobrevivência. A criação deste curso visa oferecer ao mercado, profissionais especializados nas técnicas mais avançadas de gestão na área do marketing de varejo, capazes de oferecer soluções para negócios varejistas viáveis, eficientes e competitivos.
Objetivos do curso
Fornecer aos profissionais que atuam, ou pretendem atuar na área de marketing de varejo das empresas e das organizações, uma visão ampla e atual do processo de gestão estratégica da comunicação e do marketing, para torná-los mais qualificados na criação e implantação de processos de planejamento, desenvolvimento e monitoramento das operações de varejo, Desenvolver habilidades que auxiliem os profissionais que vão se especializar em comunicação e marketing de varejo na elaboração e na aplicação de diferentes estratégias hoje exigidas em toda organização ou atividade produtiva, visando construir um forte diferencial competitivo.
A quem se destina: graduados em Publicidade, Marketing e Propaganda, Administração de Empresas, empreendedores e profissionais de qualquer área ou setor que ocupem funções que exijam conhecimentos especializados em Marketing de Varejo.
Metodologia
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga Horária: 420h.
Matriz curricular
- Varejo, Estrutura e Novas Tendências
- Comportamento do Consumo e Imagem da Marca
- Gestão de Logística e Operações de trade Marketing
- Marketing de Varejo
- Direito do Consumidor
- Gestão Financeira, Custos e Precificação
- Gestão de Pessoas e Vantagem Competitiva
- Gerência de Marcas e Produtos
- Avaliação Final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.