Todas as obras de concepção artístico visual, produzidas na área da comunicação e do entretenimento, exigem a gestão dos processos visuais que colaboram, decisivamente, para os resultados de qualidade e harmonia das imagens concebidas, produzidas e utilizadas. A direção de arte é um dos setores em ascensão no mercado profissional do nosso país, reconhecida pela sua forte expressão na criação publicitária, em produções cinematográficas e televisivas e na produção visual de eventos e espetáculos. A finalidade do curso de MBA Direção de Arte em Propaganda e Artes Visuais é especializar gestores com amplo domínio dos códigos visuais e aumentar significativamente o seu repertório e o seu conhecimento nas tendências da arte, cultura, moda e design, tornando-os competentes para dirigir, coordenar e harmonizar os elementos visuais de uma cena, a iluminação, a fotografia, os espaços e suportes que carregam imagens e provocam a admiração de plateias e telespectadores e aumentam a eficácia das mensagens dirigidas a clientes e consumidores.
Objetivos do curso
Oferecer aprofundamento amplo e detalhado do processo de direção de arte para os diversos campos de abrangência: mídia impressa, produção audiovisual e multimídia, através da análise crítica e reflexão profunda do seu processo criativo;
Propiciar atualização dos conhecimentos da direção de arte formando um repertório amplo e abrangente dos processos estéticos, artísticos e técnicos necessários para o desenvolvimento qualificado da profissão;
Qualificar os especialistas nos processos de criação não verbal, construção de mensagens e processos visuais, afinados com os públicos destinatários e com domínio amplo dos elementos gramaticais e sintáticos das mensagens visuais.
A quem se destina: graduados em propaganda, marketing, rádio e televisão, design, arquitetura e demais profissionais que se utilizam da imagem e das artes visuais em suas áreas de atuação.
Metodologia
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga Horária: 420h.
Matriz curricular
- Teoria da Comunicação, Gestalt e Semiótica
- História da Arte e Linguagem Estética
- Criação e Criatividade em Marketing e Comunicação
- Roteiros e Direção de Arte para Cinema, TV e Vídeo
- Direção de Arte em Propaganda
- Direção de Arte em Eventos, Espetáculos e Novas Mídias
- Design, Cultura e Sociedade
- Design Sonoro e Cultura Musical
- Direção de Arte em Produção Editorial
- Didática do Ensino Superior
- Avaliação Final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.