Apresentação
Curso voltado para a complementação e qualificação em Educação Cognitiva que contribui para ampliar seus conhecimentos a partir de novas perspectivas e pensamentos. Centrado nos fundamentos teóricos e práticos da expansão do potencial da inteligência humana e na mediação de ferramentas para o desenvolvimento cognitivo. Proporciona o aprimoramento de profissionais que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento do potencial humano. Constituído com o objetivo de atender a uma demanda do mercado corporativo e educacional que diante de situações dos processos de aprendizagem, em um mundo globalizado, necessita o acesso às novas tendências em Educação Cognitiva. Para tanto possibilita aos profissionais que trabalham com aprendizagem humana na promoção em seus mediados de capacidades para pensar e aprender de maneira eficiente e autônoma, como meio estratégico para a implementação de processo de ensino e de aprendizagem eficiente e eficaz para novas habilidades, tanto no individual quanto em equipe.
Objetivos do curso
Adquirir conhecimentos em educação cognitiva para que possam provocar transformações e ampliação intelectual, desenvolver capacidade para planejar, organizar, desempenhar e avaliar os projetos de intervenções cognitivas.
Valorizar o desenvolvimento que favoreça as habilidades cognitivas e operações mentais, a fim de melhorar a aprendizagem dos colaboradores (aprendentes), especialmente aqueles que se apresentam mais vulneráveis ao processo de ensino e de aprendizagem. Socializar-se com a aprendizagem e analisar os estilos de aprendizagem e a cultura organizacional, para que as igualdades de oportunidades sejam efetivamente realizadas, inclusive com a atenção à diversidade e inclusão constituída como princípio.
A quem se destina: graduados em Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Gestores de Recursos Humanos, Administração e demais profissionais graduados que buscam novas formas de gestão na área de recursos humanos para torná-las estratégicas e eficazes, bem como, profissionais interessados no estudo do potencial de Inteligência.
Metodologia
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga Horária: 420h.
Matriz curricular
Matriz curricular
- Teoria da Atividade e Aprendizagem Significativa
- Mediação no ato de ensinar
- Os Processos de Aprendizagem na perspectiva da Educação Cognitiva I
- Os Processos de Aprendizagem na perspectiva da Educação Cognitiva II
- Projetos de Intervenções Cognitivas
- Mudanças Cognitivas Essenciais
- Estudo do Potencial Cognitivo
Estudo do Potencial Cognitivo I
Estudo do Potencial Cognitivo II
- Políticas Públicas, Estrutura e Organização
- Avaliação Final
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.