Devido à crescente utilização de tecnologia no ambiente das organizações de saúde a ao envelhecimento progressivo médio da população mundial e nacional, as despesas com saúde consomem parcelas significativas e crescentes das economias nacionais. A boa gestão dos recursos aplicados nesta atividade torna-se assim crucial e de enorme relevância social e econômica.
Neste cenário, a boa gestão das organizações de saúde demanda modernas técnicas de gestão, procedimentos de certificação, que solicitam atividades constantes de gestão cuidadosa de políticas, metas e procedimentos, muitos agora realizados em ambiente informatizado.
Este estado de coisa demanda um novo perfil do gestor de clínicas e consultórios, solicitando que os profissionais que pretendem atuar nesta área e mesmo os que já nela se encontram atualizem seus conhecimentos e habilidades. Este é o desafio a ser superado que deseja ocupar uma das vagas deste crescente mercado de trabalho.
Ademais, a boa gestão dos recursos destinados à saúde, no Brasil, permitirá que a sociedade brasileira seja atendida de forma digna e humana, o que ainda não acontece nos dias que correm.
Buscando harmonizar temas relacionados à Gestão e a conhecimentos específicos da área de saúde, o curso prepara o aluno para ser um profissional de alto desempenho na gestão de clínicas e consultórios.
Objetivo Geral
Formar profissionais com competências para realizar a gestão das atividades de clínicas e consultórios, possibilitando uma visão global de gestão e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades de uma organização de saúde.
Objetivos Específicos
Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da saúde para a tomada de decisão.
Estimular a troca de experiência entre os participantes, bem como a realização conjunta de estudos de casos de gestão de clínicas e consultórios.
Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de executivos que atuam em vários segmentos do setor Saúde, integrando atualizado tecnologias e práticas de auditoria fornecendo confiança para atuar em diversas funções gerenciais.
Identificar e compreender as fases do processo de gestão de clínicas e consultórios.
Conhecer e saber utilizar as ferramentas e técnicas necessárias à realização da gestão de clínicas e consultórios.
Compreender o universo do sistema de saúde brasileiro, suas organizações, seu funcionamento, sua normatização e seu financiamento, bem assim o conjunto de sistemas de informação específicos disponíveis.
Instrumentalizar os participantes no acesso e uso das ferramentas tecnológicas através da interação na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD).
A quem se destina: Portadores de diplomas de graduação em medicina, enfermagem, saúde pública, odontologia e farmácia, emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC, que atuem ou tenham interesse em atuar na Gestão de clínicas e consultórios.
Metodologia
Aulas disponibilizadas na Plataforma EAD, com vídeos, jogos e simuladores;
Estudo através de roteiro de aprendizagem com textos, vídeos e áudio versando sobre o conteúdo das disciplinas;
Suporte de dúvidas on-line;
Acesso à leitura de artigos científicos e materiais complementares;
Biblioteca digital;
Avaliação continuada através de testes on-line.
Acompanhamento de desempenho on-line.
Carga Horária: 380h
Matriz curricular
- POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE
- VISÃO ESTRATÉGICA
- BIOÉTICA E ÉTICA
- SISTEMA DA QUALIDADE E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
- VISÃO HUMANISTA
- AQUISIÇÕES,NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS
- FERRAMENTAS DA QUALIDADE E GESTÃO POR PROCESSOS
- GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS
- ANÁLISE DE CUSTOS
Documentação
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.